CUIDADO COM OS INVASORES!!!
Quadrilhas costumam enviar e-mails com vírus para roubar senhas bancárias
Recentemente, a Polícia Federal vem caçando e prendendo quadrilhas de hackers que furtam senhas bancárias utilizadas na Internet.
Os hackers costumam entrar nos computadores da seguinte maneira: enviam aos correntistas dos bancos spams que são e-mails de origem comercial contendo um link. O usuário é induzido a clicar num link exposto no texto. Ao clicá-lo, ele baixa um programa que infecta o computador, com o vírus conhecido como Cavalo de Tróia.
O programa baixado fica invisível no computador. Quando o internauta acessa a página do banco no qual mantém conta, o tal programa copia dados, como números de agências, de contas e de senhas usados pelo correntista e os envia para a quadrilha, que transfere os valores para contas de ''laranjas'' – pessoas que emprestam seus dados bancários e de identidade para receberem o dinheiro furtado.
ATENÇÃO: Os bancos não costumam enviar e-mails sem o devido consentimento do cliente.
QUE SÃO VÍRUS DE COMPUTADOR?
Um vírus de computador é um programa pequeno , desenvolvido para alterar a forma como um computador opera, sem a permissão ou o conhecimento de seu usuário.
Os vírus de programa infectam arquivos de programa. Esses arquivos normalmente têm extensões como .COM, .EXE, .OVL, .DLL, .DVR, .SYS, .BIN e, até mesmo, .BAT. Exemplos de vírus de programa conhecidos são: Jerusalém e Cascade.
Risco de infecção - Use seu computador com segurança e incentive todos que você conhece a fazerem o mesmo.
Verifique se as suas definições de vírus estão atualizadas. Use o LiveUpdate (ou o seu método preferido) para fazer download das últimas definições de vírus, pelo menos, uma vez por semana. Para mais informações sobre como atualizar definições de vírus, consulte o documento "SUPORTE DO SARC: fazendo o download e usando definições de vírus."
É fundamental : desconfiar de e-mails, sem que apareça o nome do remetente ou com nomes desconhecidos ou mesmo com assuntos obscuros, duvidosos.
Links: Nunca clique no link de uma mensagem. Seu destino pode ser verificado na parte inferior da janela, ao passar o cursor sobre o link. Se ele se referir ao download de um arquivo com as extensões .EXE, .SCR ou .BAT, é possível que seja um “Cavalo de Tróia”.
Anexos : Provedores e webmails avançados têm antivírus que checam seus anexos enquanto a mensagem é lida. Desconfie de anexos com as extensões citadas acima.
Alarmes Falsos de Vírus Os alarmes falsos são mensagens sobre vírus que supostamente são espalhadas quando você simplesmente lê um e-mail. Tais mensagens são extremamente comuns. Na verdade, elas não passam de correntes. Os indicadores mais comuns de um vírus de alarme falso estão relacionados abaixo. Se você receber um e-mail com todas ou alguma das seguintes frases, provavelmente ele é um alarme falso:
Se você receber um e-mail chamado [nome do alarme falso de e-mail], não abra! Exclua-o imediatamente!!! Ele contém o vírus [nome de alarme falso]. Ele excluirá tudo no disco rígido e [perigo extremo e improvável especificado aqui]. A existência deste vírus foi anunciada hoje pela [nome de uma organização com boa reputação aqui]. Envie esta mensagem para todas as pessoas que você conhece!!!
Se você receber um e-mail que use frases como "Read me NOW!!" URGENT!!!, delete-o!
Anexos de e-mail Simplesmente ler ou abrir uma mensagem de e-mail normalmente não dissemina um vírus. No entanto, se o seu sistema de e-mail estiver definido de alguma forma para executar anexos, automaticamente, você estará correndo riscos.
Endereços: Sempre digite o endereço do banco. Verifique seu certificado de segurança, clicando no pequeno cadeado fechado no navegador ao entrar no site.
Antivírus e firewall: O uso destes programas é essencial no PC. O antivírus monitora os arquivos presentes no HD e o firewall checa a comunicação entre o computador e a Internet.
Navegador: Navegadores como o Firefox são mais seguros que o Internet Explorer. Tenha sempre a última versão instalada ou atualize o que você possui em seu PC pelo update do programa.
Fontes: JB e Symantec
CUIDADO COM OS INVASORES
Marcadores: Dicas, Migotec | author: MigotecCOMO EVITAR FRAUDES BANCÁRIAS NA INTERNET
Marcadores: Dicas, Migotec | author: MigotecCOMO EVITAR FRAUDES BANCÁRIAS NA INTERNET
1 – Minimize a página.Se o teclado virtual for minimizado também, está correto.Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2 – Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada.Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.
3 – Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado, além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.
Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que vocês jamais seja vítima de fraude.
Serviços
Marcadores: Migotec, Serviços | author: MigotecCansaço Visual
Marcadores: Dicas, Migotec | author: MigotecCANSAÇO VISUAL ATINGE MICREIROS
Síndrome de Visão de Computador resseca a vista e é evitada com descanso periódico do trabalho.
Cada vez mais comum entre usuários de computador, o cansaço visual depois de um tempo prolongado na frente do monitor já é chamado de Síndrome de Visão de Computador, ou CVS, (sigla em inglês).
Oftalmologistas garantem que a radiação emitida pelo computador não causa lesões físicas aos olhos, mas provoca efeitos temporários como olhos vermelhos e lacrimejantes, ardor, sensibilidade à luz, sensação de peso das pálpebras ou da fronte e dificuldade para atingir o foco.
Uma dos motivos do problema é o esforço para reconhecer as até 16 milhões de cores emitidas pelo computador e a redução do número de vezes que a pessoa pisca quando está utilizando o micro. Estima-se que o piscar diminua até cinco vezes.
- O movimento é fundamental, pois troca o filme lacrimal, película de lágrima que fica sobre a córnea e que é responsável pela manutenção da umidade e perfeição da superfície, indispensáveis para uma boa visão.
O ideal são pausas de pelo menos 10 minutos a cada hora - sugere o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto.
Ele ressalta que, em casos extremos, a redução da lágrima pode lesar a córnea, especialmente entre usuários de lentes de contato e em ambientes refrigerados.
Segundo Queiroz Neto, de 75% a 90% dos usuários de computador sofrem freqüentemente de CVS.
O dado é resultado de uma pesquisa com 2 mil pacientes que usam o computador de 12 a 14 horas por dia.
De acordo com a pesquisa, há uma relação direta entre o mau uso do PC e o aumento da cefaléia, olho seco e até da miopia entre crianças.
Dos 900 pacientes com CVS levantados pela pesquisa, 320 eram crianças com idade entre 9 e 13 anos que chegam a ficar até 12 horas ininterruptas em videogames.
Entre elas, 21% apresentaram miopia, contra uma média de 12% apontada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Para minimizar os sintomas, Queiroz Neto recomenda que os olhos fiquem a uma distância de 60 cm do monitor, que deve estar regulado com o máximo de contraste e não de luminosidade.
Ele deve se posicionar entre 10 e 20 graus abaixo dos olhos e não deve ficar de frente para a janela, pois a luz causa ofuscamento, nem de costas, porque forma sombras e reflexos que causam desconforto.
Ambientes escuros também forçam mais a visão.
- Quem usa óculos deve optar pelas lentes com tratamento anti-reflexo, que melhora a qualidade ótica do monitores - lembra o oftalmologista Marcelo Ferreira Júnior.
- Compressa de água gelada também ajuda a aliviar o sintomas - completa.
A indústria já está atenta ao problema. Telas planas têm menos distorções e forçam menos a visão.
Monitores de cristal líquido também são recomendáveis porque diminuem o tremor nas imagens.
- Telas de cristal líquido não liberam elétrons, mas utilizam uma lâmpada traseira, como uma persiana. Isto prejudica menos a visão - afirma o gerente de produção de Monitores da Samsung, Paulo Gragnani.
Ele destaca ainda que alguns monitores têm uma película protetora sobre o tubo de imagem.
- Trata-se de uma cobertura anti-estática e anti-reflexiva que direciona o reflexo para baixo, em direção à mesa, e não aos olhos do usuário.